------------------------ Guia da Gestante ------------------------

photo_blog

Recomendações


Fonte: Clínica Cordoni
Autor: Dr. Giancarlo Cordoni

01- Saiba que, devido à vida que está se formando em seu ventre, algumas modificações acontecerão em você. Por isso deverá fazer algumas coisas que não está habituada e a evitar fazer outras, que está habituada a fazer.

02 - Mais de 50% das mulheres tem enjôos durante a gravidez, seguido ou não de vômitos, principalmente ao acordar em jejum, de manhã. Eles desaparecem depois do terceiro mês. Mas, podem ser minimizados pela administração de medicamentos específicos que o seu médico conhece e com certos cuidados na alimentação, Procure comer um pouco de cada vez, várias vezes por dia, evitando gorduras.

03 - Azia e Prisão de Ventre também podem ser atenuadas por uma dieta adequada, rica em fibras (verduras e vegetais). Além disso, meia hora diária de caminhada pela manhã, é ótimo estímulo para o intestino preguiçoso.

04 - Às vezes, os enjôos são acompanhados de salivação excessiva. OS medicamentos específicos para minimizar enjôos, náuseas e vômitos, podem ajudar também a reduzir a salivação.

O5 - Varizes - Evite ficar muito tempo de pé. Quando sentar ou deitar, procure manter os pés mais altos em relação ao corpo, para facilitar a circulação. Use meia elástica desde o início.

06 - Vontade freqüente de urinar - Este desconforto deve-se a influência de alguns hormônios cuja dosagem no organismo está aumentada. 0 mesmo problema pode acontecer no último trimestre, pois a esta altura, a cabecinha do bebê começa a pressionar sua bexiga.

07 - Sonolência - É comum no período e, às vezes, dá lugar à insônia. no final da gravidez devido provavelmente à movimentação mais intensa do bebê dentro do útero.

08 - Câimbras nas pernas, nas coxas e às vezes no útero ocorrem em geral por falta de cálcio e certas vitaminas (principalmente vitamina B)

09 - A partir do quinto mês, a distensão dos ligamentos da bacia e o próprio peso do bebê, fazem com que a mulher fique mais curvada para trás podendo provocar dores nas costas. Costumam aparecer no fim do dia e somem com uma boa noite de descanso.

10 - Edemas - 0 inchaço provocado por acúmulo de água sob a pele é comum durante a gravidez, principalmente nas pernas. Ocorre porque os tecidos da mulher retêm mais água para suprir as necessidades do feto. Não representa nada de grave, não sendo sintoma de doença renal.

11 - Vertigens e palpitações ocorrem no início da gravidez. Quase sempre estão relacionadas com distúrbios do sistema nervoso, mas também podem ser provocados por anemia, condição relativamente freqüente durante a gravidez. Não são problemas graves, mas seu médico precisa ficar sabendo, caso venham a ocorrer.

12 - Evite exercícios fortes e serviços domésticos que exijam grandes esforços.

13 - Ao praticar esportes, modere-se. Não pratique: tênis, equitação, vôlei, basquete, corridas e longas caminhadas. Moderadamente: pode nadar, tomar banhos de mar ou realizar outras atividades.

14 - Evite ficar muitas horas sentada. Durante seu expediente na repartição ou em qualquer outra atividade, mude seu tipo de trabalho, levante-se e ande durante alguns minutos.

15 - Para aliviar as dores nas pernas e facilitar a circulação, quando repousar, coloque as pernas mais elevadas que o corpo.

16 - Use saltos baixos (4,0 cm.) Evite usar saltos e sandálias.

17 - 0 álcool e o café usados exageradamente, são prejudiciais ao bebê. NÃO ABUSE. NÃO FUME.

18 - Não tome medicamentos receitados por amigos, comadres, vizinhas, farmacêuticos, enfermeiras ou por conta própria. Só seu médico pode receitar para você. Ele é o responsável pela saúde e a de seu filho também

19 - Evite contato ou visitas com pessoas doentes. Você poderá ficar doente ou ter seu sistema nervoso abalado. Não ouça conversa dos outros.

20 - Procure dormir sossegadamente e nunca menos de 8 horas por dia.

21 - Os dentes devem ser cuidadosamente higienizados, principalmente devido à Hipertrofia Gengival comum na gravidez.

22 - As relações sexuais, estão liberadas durante a gravidez. A disposição para o ato sexual pode sofrer alterações temporárias durante a gravidez, sendo permitida em qualquer época. Se houver sangramento, suspenda as relações e procure-nos.

23 - As saunas e duchas são contra indicadas.

24 - As viagens devem ser evitadas no último mês.