------------------------ Guia da Gestante ------------------------

photo_blog

A Gravidez do Começo ao Fim


Fonte: Clínica Cordoni
Autor: Dr. Giancarlo Cordoni

Primeiro mês:
Apenas uma hora após a fecundação o óvulo inicia sua divisão. Duas horas depois a célula primitiva transforma-se em duas células, que são o fundamento para bilhões de células que formarão a estrutura da criança. A divisão continua, as células especializam -se, algumas formarão os nervos, outras os músculos, a pele, os ossos. Doze dias após a fecundação, o óvulo fixa-se na parede do útero. No fim do primeiro mês o feto é pequeno, medindo apenas 5 min e pesando menos do que 1 grama.

Segundo mês:
Talvez você não aumente de peso, mas os seus seios certamente estarão maiores e com os mamilos mais endurecidos. 0 útero está do tamanho de uma laranja, e começa a apertar a bexiga, razão pela qual você começa a ir mais freqüentemente ao banheiro. Neste período iniciam-se os enjôos que tendem a desaparecer após o quarto mês. 0 feto pesa agora 1,5 gramas e mede cerca de 3 cm, e pode ser visto pelo ultra-som interno.

Terceiro mês:
Neste período, seu organismo já teve tempo de se adaptar à gravidez, os enjôos começam a desaparecer, o feto pesa agora em média 14 gramas e mede em torno de 14 cm. Nesta época o ultra-som já nos mostra o feto desenvolvido, com todos os órgãos (mãos, pés, coração, estômago, coluna).

Quarto mês:
0 seu útero pode ser percebido facilmente. Há aumento na produção de hormônios e com isto existe uma redução nos movimentos do intestino, que poderão acarretar prisão de ventre e azia. A partir desta data recomendase a realização de atividade física, principalmente a hidroginástica. Algumas gestantes conseguem a partir deste momento perceberem os movimentos do feto.

Quinto mês:
0 bebê cresce mais rapidamente. No fim deste mês estará pesando 300 W e medindo 25 cm. A pele é enrugada, os cabelos começam a crescer e as unhas a ser formar. 0 bebê percebe os ruídos e bebe líquido amniótico em pequenos goles. Seu apetite estará aumentado, e surge aquela inesplicável vontade de comer certos alimentos (desejo). Tenha sempre em mente que é melhor evitar as extravagâncias e preferir comer trutas, legumes e carnes leves (peixe e frango).

Sexto mês:
A musculatura do bebê começa a se desenvolver e ele precisa dar verdadeiras cambalhotas. Está pesando em média 900 gramas e medindo 30 cm. A partir de agora você ganhará em média 350 gramas de peso. Seus seios estarão pesando 600 gramas a mais do que antes de engravidar, e pode produzir pequena quantidade de líquido chamado colostro. Procure usar um sutiã que sustente os seios, como os sutiãs meia taça. Cuidados devem ser tomados também para evitar as varizes, usando meia elástica diariamente. Evite ficar muito tempo em pé. As peças do enxoval do bebê devem estar prontas e as compras mais importantes concluídas.

Sétimo mês:
Além do tamanho e peso, seu bebê ganha este mês mais coordenação motora. Já sabe abrir e fechar os olhos e as mãos. Pesa em média 1.500 9 e mede 40 centímetros. Embora cada gravidez seja única, com características próprias, as mulheres ficam mais sensíveis neste período. Cuide mais de sua saúde, dormindo mais, evitando viagens longas e abandonando o cigarro.

Oitavo mês:
Você estará mais pesada e pequenos desconfortos podem estar dificultando o fim desta espera. Antes da consultas deste mês, anote todas as dúvidas com relação ao que vem incomodando nesta fase. As queixas mais comuns são dores nas costas, insônia, câimbras, hemorróidas e pés inchados. 0 feto está pesando em média 2.400 9 e medindo 45 cm. Nesta fase ele estará na maioria das vezes com a cabeça para baixo, se preparando para o parto.

Nono mês:
Você estará pesando em média 11 à 12 quilos a mais do que antes da gravidez, sentirá desconforto e dificuldade para andar e realizar tarefas, domésticas. As dores precursoras do parto começam a surgir, e você vai perceber que sua barriga endurece por alguns segundos, isto é necessário para que seu corpo prepare-se para o nascimento de seu filho. 0 feto estará pesando em média 3.100g e medindo 50 cm. Nesta fase você deverá deixar o enxoval do bebê e suas roupas prontas, para evitar correria de última hora. Deverá dirigir-se ao hospital que seu médico orientou caso perceba que as dores estão aumentando, rompa a bolsa d'água ou tenha sangramento. Breve você estará com seu filho no colo.