------------------------ Novidades ------------------------

photo_blog

Exame Preventivo do Câncer


Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear. Este exame pode ser complementado com a Colposcopia. (foto: colheita do Exame de Papanicolau)

Quais são os possíveis resultados?
O resultado pode ser fornecido em Classes de Papanicolau que variam de I a V ou em descrição das lesões. Estes resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas pergunte.

Mas este exame só serve para isto?
Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina e do colo do útero. Por isto é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para estas alterações. O exame dói ? Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo.

Onde fazer o exame?
Se você tem um convênio médico ou usa um médico particular marque uma consulta com seu médico ginecologista de confiança. Este exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.

Fonte: Clínica Cordoni
Autor: Dr. Giancarlo Cordoni