------------------------ Novidades ------------------------

photo_blog

Síndrome do Ovário Policístico


Fonte: Clínica Cordoni
Autor: Dr. Giancarlo Cordoni

Conteúdo: Aproximadamente uma em cada cinco mulheres na idade reprodutiva tem pequenos cistos nos seus ovários. Eles causam poucos problemas para a maioria das mulheres, mas em alguns casos podem ser acompanhados por outros sintomas desagradáveis e até mesmo por infertilidade. A condição então é conhecida como síndrome do ovário policístico e pode exigir um tratamento especializado.

Ovários Policísticos
Os ovários policísticos contém muitos pequenos cistos - no mínimo dez. Alguns desses cistos contém óvulos, alguns são inativos, e outros podem secretar hormônios. Os cistos são pequenos, em geral com não mais que 8 milímetros, mas bastante claros ao ultra-som para permitir um diagnóstico acurado. Dosagens sanguíneas também podem revelar alterações dos níveis hormonais características dos ovários policísticos, mas esses níveis variam consideravelmente de uma mulher para outra.Os médicos ainda não estão inteiramente seguros de porque algumas mulheres têm ovários policísticos. Pode existir uma ligação hereditária, e eles estão presentes em mulheres de todas as idades, muitas das quais não apresentam sintomas de SOPC. Em outras palavras, os ovários não se tornam repentinamente policísticos; mas as mulheres que sempre tiveram ovários policísticos podem desenvolver sintomas a qualquer momento. Acredita-se que a causa dos ovários policísticos envolva uma incapacidade dos ovários de produzir hormônios nas proporções corretas. A glândula pituitária sente que o ovário não está trabalhando adequadamente e, por sua vez, libera quantidades anormais de LH e FSH - o que pode significar que níveis incomumente elevados de LH estão circulando na corrente sanguínea.

Os Sintomas da SOPC 1. Irregularidades menstruais:
O desequilíbrio na produção de hormônios, tanto dos ovários como da pituitária, pode resultar em uma ovulação irregular ou em ausência absoluta de ovulação (conhecida como "anovulação"). Os períodos menstruais podem, portanto, se tornar irregulares - talvez mais abundantes que o usual, talvez ocorrendo após longas interrupções (oligomenorréia), ou talvez não ocorrendo (anemorréia). Algumas mulheres referem dor na pelvis, a qual pode estar relacionada ao efeito dos hormônios sobre o fluxo sanguíneo nas veias pélvicas.

2. Fertilidade:
A ovulação irregular geralmente significa que é mais difícil conseguir a gravidez; similarmente, se não está ocorrendo a ovulação, não é possível a concepção sem tratamento. Por isso, as mulheres com ciclos irregulares que desejam engravidar terão maiores probabilidades quando seus ciclos voltarem ao normal.

3. Aborto:
Ao passo que o aborto parece ser um acontecimento indesejável para a maioria dos casais, sabe-se agora que as mulheres com a SOPC, que apresentam níveis circulantes elevados de LH, podem estar sob um risco maior desta situação. A explicação provável é que um nível muito elevado de LH na corrente sanguínea torna mais difícil para o óvulo o desenvolvimento dentro do folículo, e para um embrião a implantação no útero.

4. Problemas cutâneos:
Um dos hormônios que podem ser liberados em quantidades incomumente elevadas pelso ovários é a testosterona, o hormônio sexual "masculino" que circula tanto nos homens quanto nas mulheres podem ser a causa de acne na face e nas costas, ou de indesejados pelos na face, tórax, braços e pernas. Os níveis de testosterona nas mulheres com SOPC ainda são muito mais baixos que os encontrados nos homens. Os problemas cotidianos da SOPC frequentemente só são sensíveis ao tratamento médico, mas existem também algumas alterações no modo de vida que podem melhorar os sintomas. Por exemplo, os médicos sabem que o equilíbrio hormonal do corpo pode ser perturbado pelo excesso de peso corpóreo, e certamente a SOPC é mais comum em mulheres obesas do que nas que apresentam uma relação peso-estrutura correta. Da mesma maneira, algumas mulheres com ovários policísticos somente apresentam sintomas quando aumentam de peso. Portanto, uma relação peso-altura correta ajudará, podendo ser medida por uma equação chamada "índice de massa corpórea" (IMC). Seu IMC é seu peso em quilogramas dividido por sua altura em metros elevada ao quadrado - ou, como seu médico escreveria, kg/m . Um IMC normal está entre 20 e 25.

Um Perigo para a Saúde?
Os pequenos cistos detectados em ovários policísticos não ficam maiores; na realidade, em geral eles desaparecem, apenas para serem substituídos por outros cistos similares. Eles continuam pequenos (não mais que 8 milímetros) e não necessitam de remoção cirúrgica. Algumas vezes os cistos maiores (com mais de 20 milímetros) podem liberar um óvulo. Somente os cistos muito grandes (com mais de 50 milímetros) requerem cirurgia, e eles podem ocorrer em qualquer mulher, tenha ela ovários policísticos ou não. Não existe ligação entre os cistos de ovários policísticos e câncer de ovário. Entretanto, embora o risco seja muito raro, as mulheres com poucos períodos menstruais ou ausência dos mesmos apresentam maior risco de câncer do endométrio. Isso pode acontecer quando o revestimento do útero (endométrio) se torna muito espesso; sua eliminação regular como período menstrual evita isso. Se o endométrio aparece espesso ou irregular ao exame de ultra-som, pode ser necessário uma curetagem uterina. As mulheres obesas com vários ovários policísticos também apresentam maior risco de doença cardíaca - simplesmente porque o excesso de peso está ligado a pressão arterial elevada e níveis excessivos de colesterol na corrente sanguínea, ambos conhecidos fatores de risco de doença cardíaca. Uma dieta com muitas fibras, pouca gordura e pouco açúcar na juventude ajudam a reduzir esses riscos mais tarde na vida - assim como parar de fumar. Os diabetes na idade adulta, na qual o corpo se torna incapaz de utilizar eficientemente o açúcar, também está associado ao excesso de peso. Pode ser necessário medicação, mas a perda de peso e uma menor ingestão de carboidratos também ajudarão.Com certeza, o fato de ter excesso de peso é provavelmente a causa dos maiores e mais frequentes problemas das mulheres com SOPC.

Controle da SOPC
Não é necessário dizer que todas as mulheres com ovários policísticos deveriam tentar manter o peso normal e as menstruações regulares. O tratamento médico é geralmente restrito àquelas com os desegradáveis sintomas da SOPC.

1. Irregularidades menstruais:
Ciclos irregulares são uma amolação - assim como um indício de algum distúrbio hormonal ou risco de espessamento endometrial. Para as mulheres que não desejam engravidar, a pílula anticoncepcional oferece a solução mais fácil. Ela provoca um ciclo regular (embora artificial) e sangramento regular durante a semana sem pílula. Atualmente a maioria dos ginecologistas recomenda uma variedade com dose baixa para as mulheres com ovários policísticos. As mulheres que não podem tomar a pílula podem obter melhora com um tratamento apenas com progesterona, usualmente tomada durante 12 dias cada um a três meses. Isso provocará o sangramento, sem nenhum dos efeitos colaterais associados ao estrógeno da pílula.Qualquer sangramento irregular enquanto você estiver tomando a pílula deve ser controlado pelo médico. Uma curetagem ou um exame de ultra-som podem ser recomendáveis; assim como, um exame de esfregaço cervical deve ser feito anualmente.

2. Dificuldade em engravidar:
Embora a incapacidade de ovular seja o motivo usual de infertilidade nas mulheres com ovários policísticos, deve ser também confirmado que outros importantes fatores - como as suas trompas de Falópio ou o sêmen de seu parceiro - estão em ordem.

3. Aborto:
O aborto nas mulheres com SOPC é considerado como estando associado a níveis elevados de LH. Entretanto, não foi comprovado ser preferível suprimir a liberação do LH antes de induzir a ovulação - que pode ser feita usando-se uma droga conhecida como análogo do hormônio liberador da gonadotropina (GnRHa). Os análogos do GnRH podem ser dados na forma de injeções diárias ou de spray nasal. Quando os níveis sanguíneos de LH tiverem caído, a ovulação poderá ser induzida com hMG ou FSH. A diatermia ovariana laparoscópica também resulta em diminuição dos níveis de LH na corrente sanguínea e também pode ajudar a reduzir o risco de aborto.

4. Problemas cutâneos:
Os tratamentos usuais para acne e pelos indesejáveis são uma combinação de estrogênio (como é encontrado na pílula anticoncepcional) e um hormônio "anti-androgênico" como o acetato de ciproterona. A ciproterona é tomada durante os primeiros dez dias do ciclo, e a pílula durante os primeiros 21 dias. Esse tratamento, evidentemente, tem um efeito contraceptivo - e, portanto, é pouco útil em quem está tentando engravidar. Existem tratamentos alternativos sem efeito contraceptivo, por isso esse importante assunto deve ser discutido com seu médico. A depilação com cera e a eletrólise podem ser úteis, principalmente enquanto se espera durante alguns meses que os tratamentos hormonais atuem. Eles devem ser realizados, entretanto, apenas por terapêutas experientes, já que um tratamento inábil pode resultar em cicatrizes. Se a SOPC for diagnosticada como causa do problema, a solução lógica será a correção da anormalidade hormonal.