------------------------ Novidades ------------------------

photo_blog

Candidíase Vaginal


Fonte: Clínica Cordoni
Autor: Dr. Giancarlo Cordoni

Quem é a Candida albicans
Ela é uma das muitas espécies de fungos e pode provocar uma infecção genital. Gosta de ficar no estômago, intestino, pele, boca (sapinho) e na mucosa da vagina.Aparece mais quando há alguma alteração na imunidade da pessoa. Aproximadamente 90% das mulheres podem ser infectadas pela Candida, pelo menos uma vez.

O que favorece a infecção
Relações Sexuais: depois de adquirida, a Candida albicans provoca a candidíase vaginal na mulher que, por sua vez, pode contaminar seu parceiro sexual. A partir daí, ele também poderá se tornar uma fonte de contágio. Portanto, ele também deve aderir a um tratamento conjunto.
Antibióticos: eles alteram a flora bacteriana da vagina e a infecção tem mais oportunidades.
Anticoncepcionais: o conteúdo vaginal transporta muito estrogênio. A Candida aparece.
Gravidez: com o aumento do estrogênio, o ambiente genital torna-se mais favorável a ela.
Menopausa: a resistência da mucosa vaginal cai com a diminuição dos hormônios.
Corticosteróides: alteram o sistema imunológico e a Candida se aproveita disso.
Distúrbios endócrinos: por exemplo o diabetes que ao provocar aumento na concentração de açúcar no ambiente vaginal pode criar mais condições para a infecção.
Agentes sensibilizantes da pele: a ação de sabonetes, desodorantes e nebulizações vaginais podem provocar lesões ou inflamações na pele. A Candida adora isso.
Higiene Pessoal: a disseminação de microorganismos do intestino para a vagina pode ser provocada por um mau hábito de higiene. Cuidado, ela está à espreita.
Roupas Íntimas: material sintético e calças apertadas aumentam o calor e a umidade sobre a pele. O suor que se acumula favorece o seu crescimento.
Como ocorre a reinfecção Parceiros Sexuais: a mulher pode infectar seu parceiro mesmo não apresentando sintomas. Poucos homens apresentam os sintomas, mas são fontes de reinfecção.
Pele dos Genitais: quando ocorrem lesões ou traumas provocados na relação sexual, a Candida pode aparecer.
Trato Gastrointestinal: não custa lembrar novamente que a disseminação de microorganismos do intestino para a vagina pode ocorrer por uma higiene íntima inadequada.
Artigos de Uso Pessoal: a Candida adora habitar roupas íntimas, escovas de dentes, bidês e banheiras. Para expulsá-la, utilize-se de um germicida na lavagem da roupa íntima, ou passe-a com ferro a vapor.
Cuidados - Use de preferência calcinhas de algodão. - Elas não devem ser lavadas durante o banho e sim, separadamente. - Recomenda-se ainda não deixá-las secando no banheiro, pois isso facilita a manutenção dos fungos. - Lembre-se, a higiene deve ser feita da vulva para o ânus, nunca ao contrário.Utilize produtos neutros sem corantes e sem perfumes (papel higiênico, absorventes íntimos). - Evite toalhas e roupas íntimas de outras pessoas. - Deixe sempre seu corpo bem seco após o banho. - Lave suas roupas íntimas somente com sabão em pedra ou em pó. - Roupas íntimas de nylon e calças apertadas devem ser evitadas.
Como identificar a Candida albicans Quando houver corrimento vaginal espesso e aderente, bem como qualquer outra mudança na secreção vaginal, você deve ficar alerta. Aquela coceirinha e uma sensação de ardência na vulva são alguns dos sintomas. Algumas mulheres têm mais sintomas e outras menos. Se a vulva ficar vermelha pode ser sinal de candidíase. Na hora de fazer amor, você sente uma dorzinha... . Ela adora estragar prazeres.
Previna-se contra ela Existem cremes e óvulos que acabam com a festa da Candida. Pode haver necessidade de completar o tratamento local com medicamento via oral, a critério do médico. O importante é não abandonar o tratamento prescrito por ele e não deixar de incluir seu parceiro sexual num tratamento paralelo. Deve-se ainda tomar todos os cuidados que você acabou de ler, afim de evitar reinfecção. Lembre-se: a Candida gosta de aparecer uma semana antes do ciclo menstrual.